Implantodontia

É a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e/ou maxila de uma pequena peça confecionada em titânio de altíssimo grau de pureza e implantada por uma pequena cirurgia de grande precisão, no osso em que deveria estar a raiz do dente natural. Posteriormente, será criada uma coroa dental com a anatomia do dente natural, a ser fixada sobre o implante. Podemos dizer que o implante é a raiz dentária artificial destinada a substituir a raiz dentária natural.

Se precisar fazer um implante, não hesite, pois irá proporcionar-lhe melhorias a nível da saúde, nas funções fonética, mastigatória, estética, e, sobretudo, na elevação da sua auto-estima. A OralRia trabalha com uma técnica denominada de Carga Imediata, que permite a realização do implante num período de tempo inferior ao verificado no processo convencional. Através desta técnica, o implante pode receber a carga logo após a cirurgia. Como requisitos básicos deste processo, o paciente precisa ter boa saúde bucal, boa oclusão, volume e qualidade óssea.

49201322042.jpg
49201322042.jpg

Prótese e Reabilitação Oral

É a especialidade que tem como objetivo o restabelecimento e a manutenção das funções do sistema estomatognático, visando proporcionar saúde, função, conforto e estética através da reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos. A Prótese Dentária é a área da Odontologia responsável pela devolução das características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além da recomposição e proteção das funções articulares por meio da criação de próteses que podem ser fixas, removíveis, totais ou próteses sobre implantes.

Quando ocorre a perda de um ou mais dentes, deve-se reconstruir a oclusão rapidamente, para evitar que os dentes se movimentem por falta de contacto, o que prejudica o sistema mastigatório e a estabilidade maxilar. A falta de reposição do elemento dental perdido pode levar ao aparecimento de doenças periodontais, problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM), perda da dimensão vertical, dores oro-faciais e comprometimento estético, além de causar envelhecimento facial precoce.

Endodontia

É a especialidade responsável pelo tratamento das doenças da polpa do dente, popularmente conhecida como “tratamento de canal”. No tratamento endodôntico é feita a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que recebe o nome de polpa. Essa pode-se encontrar sã ou infetada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

Um dos sintomas mais caraterísticos é a dor espontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulo, de forma latejante. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolverá o problema. Quando há morte da polpa, a dor é muito localizada, causando a sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar.

Quando o tratamento endodôntico não é realizado, pode-se desenvolver uma lesão na região apical a qual acarretará consequências mais sérias, como: dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea). A partir desse estado, a única solução é a exodontia (extração do dente).

braces-before-after.jpg
braces-before-after.jpg

Dentística

O objetivo da Dentística, também conhecida como Odontologia Estética, é devolver não só a função mastigatória aos dentes, mas restaurá-los e até transformá-los de tal maneira que pareçam o máximo possível com dentes naturais. Ter um sorriso perfeito e harmonioso passou a ser referência de beleza e status.

A nossa clínica dispõe de tratamentos modernos nesta área, tais como: clareamento a laser, laserterapia, resinas com fluorescência, facetas, placas de bruxismo, NTI, entre outros.

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade que estuda o crescimento e desenvolvimento crânio-facial, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (“de leite”), mistas e permanentes, e seus desvios da normalidade, prevenindo, intercetando e corrigindo as más oclusões. Não existe uma idade mínima para realizar a primeira consulta ao Ortondontista. O ideal é procurá-lo no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Também não existe uma idade máxima para se conseguir um bom resultado na correção ortodôntica.

Além da estética, outra função do tratamento ortodôntico é o restabelecimento da oclusão dentária, que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas da respiração, deglutição, fala e da articulação têmporo-mandibular.

A OralRia tem à sua disposição um tratamento com aparelho fixo e móvel. O bracket do aparelho fixo pode ser de metal ou porcelana transparente, e há diversas cores disponíveis para o aparelho móvel.

braces-before-after.jpg
braces-before-after.jpg

Periodontia

A especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando a promoção e o restabelecimento da saúde periodontal. A doença periodontal é de origem bacteriana, que afeta a gengiva, osso e ligamentos periodontais. A sua evolução leva à perda óssea com consequente perda dos dentes. O agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana que adere ao dente, mas há casos em que são associados à má oclusão, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, aparelhos de correção ortodôntica ou uso de medicamentos.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são: sangramento das gengivas, mau hálito persistente (halitose), gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, gengivas que se afastam dos dentes (retração), exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente, alteração do formato gengival, mobilidade dentária, frequentemente indolor (assintomático), presença de cálculo ou tártaro. A prevenção das doenças periodontais passa pela correta utilização da escova de dentes e do fio dental e ainda visitas periódicas ao seu dentista (Periodontista).

Odontopediatria

A Odontopediatria inicia-se com os pais do bebé e prolonga-se através de um trabalho continuo de promoção da saúde bucal. A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre a escovagem e dietas apropriadas. Simultaneamente, devem fazer o controlo da placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante, acompanhamento preventivo ortodôntico e correta higiene bucal, com a finalidade de inibir o surgimento da cárie dentária e problema periodontais.

49201322042.jpg